sexta-feira, 22 de março de 2013

Pílula masculina

Anúncios Patrocinados:

A busca pela pílula anticoncepcional masculina ideal vem ocorrendo há vários anos e continua sendo um desafio na medicina. Os resultados das recentes pesquisas, publicadas em agosto na revista científica “Cell”, mostraram que esta realidade está cada vez mais próxima.

Os testes foram feitos em camundongos machos, que ficaram estéreis. Mas não foram observadas mudanças no comportamento ou no desempenho sexual, e não foram detectadas alterações nos níveis séricos de testosterona. Ao interromper o uso da droga, os espermatozoides voltaram a ser produzidos, os animais recuperam rapidamente a capacidade de procriação, e os futuros filhotes se apresentaram saudáveis. “O novo composto, denominado JQ1, é livre de hormônios, ao contrario da pílula feminina. A substância inibe seletivamente uma proteína presente nos testículos de camundongos e de homens, conhecida como BRDT. Esta proteína é essencial para a fertilidade. O JQ1 altera a espermatogênese, ou seja, a formação dos gametas masculinos, fazendo com que, os camundongos machos passem a produzir menos espermatozoides e que os mesmos, quando produzidos, apresentem uma mobilidade diminuída”, explica a presidente da Comissão Nacional Especializada em Anticoncepção da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), Marta Finotti.

A promessa do novo contraceptivo é controlar a fertilidade de forma segura, reversível, de fácil uso e isenta ou com poucos efeitos colaterais, quebrando o tabu que ainda existe em torno do fato de que alguns métodos hormonais, até então, terem como efeito colateral a diminuição da libido e a irreversibilidade, interferindo negativamente no desempenho sexual. “As esperanças ainda são baseadas nos estudos pré-clínicos, em cobaias, mas que têm grande chance de poder ser aplicadas em humanos. Somente com o avançar das pesquisas, poderemos concluir se serão atendidas as expectativas. Esperamos que em um futuro próximo a pílula anticoncepcional masculina possa fazer parte do arsenal de medicamentos destinados ao controle da natalidade. Provavelmente muitos homens estejam ansiosos por controlar a sua própria fertilidade. E certamente dividir a responsabilidade de controlar a concepção irá interferir de maneira positiva no relacionamento dos casais, fazendo com que o homem participe de maneira efetiva do planejamento familiar e aumentando a cumplicidade e a união”, afirma.

Mas mesmo com os homens tomando pílula, a mulher pode continuar a tomar também. E a camisinha continua indispensável. “Sempre é aconselhável a dupla proteção, usando preservativo com a finalidade de evitar doenças sexualmente transmissíveis. E quando a mulher não se sentir segura de que o homem esteja fazendo o uso correto do contraceptivo masculino, ela poderá continuar se protegendo de uma gestação não planejada, usando um método indicado pelo seu ginecologista”, recomenda.
Anúncios Patrocinados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário